Legislação de Trânsito I

História de toda a legislação do trânsito, inicío e desenvolvimento do tema.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Primeiro Fórum até 20/09/2009

Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir em baixo  Mensagem [Página 2 de 4]

26 Re: Primeiro Fórum até 20/09/2009 em Ter Set 01, 2009 12:35 am

ACHO QUE PARA TERMOS UM TRANSITO COM FLUIDEZ E SEGURANÇA DEPENDE DE UM CONJUNTO DE MEDIDAS A SEREM TOMADAS COMO NA AREA DE INFRAESTRURA VIARIA E CIRCULAÇAO E PRINCIPALMENTE NA EDUCAÇAO DO SER HUMANO PARA QUE RESPEITEM A SINALIZAÇAO E DIMINUAM OS COMPORTAMENTO PERIGOSOS NO TRANSITO.



Professora Liliana:Isto mesmo vamos colaborar com esta educação e o respeito as sinalizações.

Ver perfil do usuário

27 resposta a professora em Ter Set 01, 2009 11:03 pm

Eu diria que para diminuir o numero de acidentes automobilísticos no Brasil seria necessária não apenas uma medida, mas um elenco delas, começando pela primeira que é acabar com a chamada indústria da multa.





Professora Liliana:O ser humano está condicionado a só cumprir regras se tiver uma punição, por isso a necessidade de multar os infratores.

Ver perfil do usuário

28 Resposta a Claudiomar em Qua Set 02, 2009 3:50 am

Acredito que a cobrança da multa é devidamente correta, pois mexendo com o bolso dos motoristas, automaticamente estará mexendo com a consciência dos mesmos, pelo menos com os atuais motoristas, e tbm serve de exemplo para os futuros........

Ver perfil do usuário

29 Para Eduardo José em Qua Set 02, 2009 4:05 am

eu falei acabar com industria das multas e nao acabar com elas, vc acha q nossos governates estao realmente preoculpados com a populaçao? O q diz respeito a transinto, eles so querem arrecadar cadavez mais meu amigo, isso nuca vai resolver o problema do transito!

Ver perfil do usuário
Concordo com as respostas dos colegas. Em minha opinião, as faixas e placas também dão mais fluidez e segurança ao trânsito. A intensificação a pintura da sinalização de trânsito, como, faixas para pedestres, sinalização de preferencial, definição de áreas de estacionamento e faixas de tráfego em toda a malha viária podem colaborar para melhorar esta situação.
Outro ponto importante para solucionar esta questão, a meu ver, seria a melhoria do policiamento e fiscalização por meio de agentes de trânsito nos locais que oferecem maiores riscos de acidentes, o qual orientaria os condutores e pedestres trazendo maior fluidez e segurança ao trânsito.

Professora Liliana:Falta realmente fiscalização, o trânsito fica muito sem dono, sem responsável.

Ver perfil do usuário

31 Legislação I - Resposta a Profª em Qua Set 02, 2009 4:09 pm

Um trânsito com fluidez e segurança depende
da conciêntização de cada pessoa, depende
de cultura! de atitude daqueles que possuem
sua habilitação, dos que pretendem conquistá-la
e principalmente dos governantes que deveriam
tirar a opção facultativa da materia de trânsito
nas escolas, tornando-a compulsória; pois
um dos principais objetivos do SNT é a
educação para o trânsito (Art.6º,I-CTB).



Professora Liliana: Parabéns, e vamos nos conscientizar.

Ver perfil do usuário

32 resposta para claudiomar em Qua Set 02, 2009 6:13 pm

CLAUDIOMAR ANALISANDO O QUE O COLEGA EDUARDO JOSE DIZ ACHO Q VOCE NAO INTERPRETOU CORRETO ; ELE NAO QUESTIONOU O SEU COMENTARIO PARA ACABAR COM A INDUSTRIA DAS MULTAS E SIM APOIOU O Q VC DIZ E VE Q ASSIM DIMINUIRIA PARTE DOS PROBLEMAS NO TRANSTO; POIS O CIDADAO TERIA MAIS CONSCIENCIA.

Ver perfil do usuário

33 RESPOSTA A EDUARDO JOSE em Qua Set 02, 2009 6:18 pm

CONCORDO COM O Q VC DIZ, POIS ASSIM MUITOS MOTORISTAS SE CONSCIENTIZARIAM; E QUE COM O VALOR ARRECADADO REALMENTE FOSSE INVESTIDO NA EDUCAÇAO DO TRANSITO E NA SUA MELHORIA.

Ver perfil do usuário

34 resposta a professora em Qua Set 02, 2009 10:51 pm

Falta cordialidade no transito; melhorar a infraestrutura das cidades ,com vias exclusivas para onibus, ciclistas e melhorar a sinalizaçao.




Professora Liliana: Realmente as pessoas esquecem de fazer a diferença sendo cortes.

Ver perfil do usuário

35 Pergunta à Juliana Rezende; em Qua Set 02, 2009 11:24 pm

Falando em cobranças de taxas, multas, impostos: Então, Juliana, vc é a favor da cobrança e ou implantação da cobrança de pedágio nas estradas mineiras??
OBS: este assunto eu vi ontem no jornal da noite, e mtas pessoas contestaram esse tipo de serviço!

Ver perfil do usuário

36 RESPOSTA A EDUARDO JOSE em Qui Set 03, 2009 12:26 am

sou a favor de penalizar os infratores com a multa; qto a cobrar pedagios nas estradas mineiras sou a favor desde que tenhamos rodovias em bom estado de conservaçao, mas infelizmente isto nao esta acontecendo ; pois acho q os impostos q pagamos ja sao suficientes para q tenhamos essa conservaçao.

Ver perfil do usuário

37 Resposta a Claudiomar em Qui Set 03, 2009 1:50 am

Caro amigo, concordo com vc quando fala da falha do governo na participação e investimentos no trânsito, infelizmente no Brasil, os governantes e as autoridades de trânsito não falam a mesma "língua"....
Como todos disseram, nosso sistema de trânsito é mto inseguro e pouco fluido, e como consequência disso, estamos em 4º lugar em acidentes do trabalho, devido aos acidentes no trânsito...
Veja só como o trânsito influencia em tudo !!?

Ver perfil do usuário

38 resposta a sávio e francyele em Qui Set 03, 2009 2:08 am

Olha para ter Metrô aqui Uberlândia seria inviavel ,por causa do tamanho da cidade e numero de habitantes .O investimento muito caro para poucos passageiros ,mas aqui em especial seria bom melhorar corredor de ônibus e colocar linha de veículos leves como bonde a cidade ficaria mais charmosa facilitaria o trânsito de pequenas distâncias

Ver perfil do usuário

39 resposta a professora liliana em Qui Set 03, 2009 4:34 am

Concordo com todos os colegas.Só gostaria de acrescentar que
além da educação dos condutores e também dos futuros condutores
e demais usuários das vias como,os ciclistas,pedestres etc,
acho que tudo que é lei deveriam ser cumpridas tanto por parte
dos governantes como dos usuários como por exemplo, saber onde
termina seus direitos e inicia seus deveres.Porque a lei diz que
os direitos e deveres são iguais para todos.Por isso que digo
por exemplo que se aplicassem a suspensão do direito de dirigir
da mesma forma que as multas, na minha opinião teriamos cidadãos
mais conscientes de seu papel no trânsito.
Acho também que podemos mudar o comportamento dos condutores de
veículos automotores se eles voltassem a sala de aula pelo menos
na renovação de sua habilitação para q eles pudessem rever pelo
menos normas de circulação e direção defensiva.Estou no trânsito
todo dia e percebo que as pessoas desconhecem ou não praticam
as regras e a obediência a sinalização,e com isso o resultado é
uma bagunça no trânsito.

Professora Liliana:Parabéns

Ver perfil do usuário
1) Vejo que esta pergunta veio pra dar uma sacudida em todos; Pois todos nos sabemos que desde o momento em que o homem descobriu que se deslocar sobres rodas era menos penoso, e facilitava em demasia os trabalhos e tempo de deslocamento, que começaram a surgir os Problemas relacionados com o fluxo (PESSOAS/VIAS E TRANSITO).
2) Desta forma podemos perceber que o problema de FLUIDEZ, no transito sempre existiu e sempre o homem procurou novas formas de tentar amenizar e humanizar os problemas com pouco sucesso.
3) Entao as pessoas apos varios problemas de fluidez no transito com consequiencias desastrozas, se sentiram na obrigaçao de estabelecerem limites de tolerancia que posteriormente se transformou na Palavra SEGURANÇA;
Segurança esta que muitos arraigaram em seus conceitos e pensam que esta palavra e algo ex.(milagroso) que vai resolver todos os Problemas; Porem se esquecem de que algumas pessoas que detem o poder de fato, as vezes se acham que soa seres supremos e nestas condiçoes sempre passam em brancas nuvens, deixando um rastro por onde passam.
4) Assim sendo enquanto as Leis e Puniçoes nao forem com igualdade nao teremos um transito Fluindo com Segurança; Pois alguem sempre encontrará uma formu;la de se livrarem das Puniçoes impostas pela sociedade.

Professora Liliana: Parabéns você relatou muito bem como está o trânsito nos dias de hoje.

Ver perfil do usuário
a) Nobre colega, Gostei de sua forma de pensar sebre a Educaçao; Porem tenho uma visao diferenciada; Pois quando vc disse que as Instituiçoes de Ensino é que deverao educar as crianças penso o seguinte:
a.1) Primeira Instituiçao a ensinar sobre Respeito e Educaçao chama-se familia, e quando a famailia nao é estruturada, quem vai sofrer é aquela criança a qual tera que começar a aceitar terceiros lhes ensinando e ou quando este nao aceita regras as regras impostas pela sociedade, e tem um comportamento ruim ex.(destruindo Placas como você mesmo citou e ou provocando depredaçao) das parcas Leis e sinalizaçoes de transito que temos, este deverá ser excluido da sociedade.
b) Bom entao penso que a escola deverá ministrar simplesmente as regars e normas que a sociedade criou; mas nao educar pois esta vem de berço. E vejo que nao é responsabilidade das instituiçoes de ensino; mas sim da familia.
E as Escolas vejo que devem se restringir a repassar e dar as diretrizes corretas aos futuros e aos já existentes cidadaos.

Ver perfil do usuário
Jose Carlos em partes concordo com vc; Porem creio que vale apnea ainda completar com mais horas de treinamentos praticos de direçao veicular.

Jose Carlos; Você acha que com 20:00 H.P (hora pratica)uma pessoa pode ate passar nos examas, mas você acha que ele tem condiçoes plena, de dirigir?

Bom eu que já tenho algumas horas de volante posso lhe afirmar que uma pessoa apos fazer 20:00h pratica veicular (pode até passar no exame de rua)mas nao tem habilidade suficiente para conduzir um veiculo em vias publicas, causando desta forma acidentes e DIFICULTANDO A FLUIDEZ E COMPROMETENDO A SEGURANÇA DE TODOS.

Ver perfil do usuário
O trânsito se exerce sob três componentes:
A via, o meio de transporte de modo geral e o homem; sendo o homem o grande e único responsável pela sua segurança e fluidês.
Porque o homem deve elaborar projetos viários e a construção destes com segurança e
praticidade; quanto ao meio de transporte também construido pelo homem, deve ser seguro
falando-se amplamente, porém o que falta são
meios de transporte coletivos tanto de passa
geiros quanto de cargas, confortáveis,prático
e econômico. O Brasil é um pais considerado
plano, precisamos andar sob trilhos e não sob rodas.
O grande vilão é a educação que ainda é pouca, mas está caminhando pra frente, preci
sando de um empurrão de todos nós.


Professora Liliana: Isto mesmo o homem é o maior responsável por este caos, mas com a contribuição de todos vamos melhorar.

Ver perfil do usuário

44 resposta à pergunta da professora Liliana em Sex Set 04, 2009 3:40 am

Acredito que um transito que flua e ofereça ao mesmo tempo segurança necessita tanto de planejamento quanto de educação. Essa educação deve começar com as crianças, pois elas, sendo bem educadas, instruidas, terão um comportamento muito melhor que o dos motoristas hoje. Saberão respeitar o próximo, exigir o que é de bem comum e fazer sua parte no transito. E há os que dizem que devemos educar as crianças para não ter que punir o adulto. E eu acredito muito nisso.E quanto ao planejamento, sabemos que ele facilitaria muito a circulação, pois vias bem planejadas, com sinalização adequada e tudo o mais levaria a um melhor escoamento do fluxo de veículos. O brasileiro sonha com isso. E também acho que deveria haver realmente a aplicação de punição caso o motorista transgrida uma lei do transito. Temos hoje boas leis mas elas precisam alcançar todos nós. Não deveria haver jeito de achar uma brechinha nessa ou naquela lei.


Professora Liliana: Precisamos realmente que as leis sejam cumpridas.

Ver perfil do usuário

45 Legislação de trãnsito 1 em Sex Set 04, 2009 3:58 am

O trânsito seguro e fluido depende da união e do trabalho em conjunto.

Professora Liliana: Então vamos nos unirmos para fazermos a diferença.

Ver perfil do usuário
Professora Liliana Monteiro; Apos ter lido seu material assim como varias respostas de colegas, e vivenciar no dia a dia tudo que é dito a respeito de Transito eu tirei uma conclusao pura e simples:
Transito com Fluidez, e Segurança 100% (cem porcento), é uma UTOPIA, o que poderemos sera fazer com que haja melhorias continuas, porem nunca chegaremos ao APICE.
Mas nao é por isso que iremos esmorecer, e baixar a guarda nao! Pois se assim o fizermos ai sim teremos o verdadeiro Caos no transito, Eliminando de vez tudo o que sempre procuramos trilhar, o caminho da FLUIDEZ com SEGURANÇA



Professora Liliana:Temos sim, que ajudar nessa caminhanda, pois nós também somos responsavéis por esta segurança.

Ver perfil do usuário
Regiane sugiro a vc que de uma nova lida na conveçao de viena assim como os textos da Professora Liliana;

tenho certeza que podera lhe ajudar a completar s seu raciocinio

Ver perfil do usuário

48 Re: Primeiro Fórum até 20/09/2009 em Sex Set 04, 2009 6:23 pm

Há varias alternativas para melhorar o trânsito: uma delas é colocar a polícia na rua para ajudar a fiscalizar, orientar e punir os motoristas que infringirem a lei; reeducar os infratores; e implantar a educação no trânsito como uma disciplina nas escolas brasileiras. programar o trajeto a ser realizado com antecedência; procurar alternativas para fugir dos congestionamentos; acordar um pouco mais cedo do que de costume e usar um aparelho GPS. Quando o motorista se envolver em um acidente. "Se for possivel, tente colocar o veículo em um local que não forme muito trânsito. Vamos colaborar com os outros que ainda trafegam".
Em trajetos curtos, opte por ir de bicicleta ou a pé. Faz bem para você, para o trânsito e para o carro. Veículos que rodam apenas distâncias curtas têm mais problemas mecânicos e gastam mais combustível.



Professora Liliana: Parabéns

Ver perfil do usuário

49 Res.Jose Reinaldo em Sab Set 05, 2009 5:46 am

Eu quis dizer que,o trânsito fluido e seguro depende da união das pessoas,que todos trabalhando em conjunto minimizam grande parte dos problemas,inclusive a falta de educação de alguns motoristas com outros.

Ver perfil do usuário

50 Resposta a José Reinaldo em Dom Set 06, 2009 4:57 am

Boa noite,

Amigo, referente a sua pergunta, as 20hs de aula prática não são o suficiente para um aluno adquirir habilidade no trânsito. Considerando isso, em minha opinião, as pessoas que estão no período de Permissão Para Dirigir, não deveriam ter permissão para circular pelas rodovias. Sendo assim, as pessoas teriam um ano para adquirir experiência circulando no trânsito urbano, que permite uma velocidade menor.

Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo  Mensagem [Página 2 de 4]

Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum